A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) localiza-se na cidade de Campinas, estado de São Paulo, no Brasil.
A missão é preparar candidatos para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), responsável pela formação de oficiais combatentes do Exército.
O ingresso na EsPCEx é feito por intermédio de um concurso de admissão realizado anualmente a nível nacional, para jovens que estejam cursando, ou tenham concluído, a Terceira Série do Ensino Médio.
O aluno da EsPCEx realiza em um ano um Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico para, então, estar habilitado para o ingresso na AMAN. Ao término do ano letivo, há uma classificação geral de rendimento escolar referente a todos os alunos aprovados, fundamentada nas notas finais das disciplinas e no conceito escolar. Esta classificação visa destacar os alunos com os melhores resultados no decorrer do ano letivo na EsPCEx, e integrará a classificação geral da AMAN.
Até o ano de 2015, apenas jovens do sexo masculino podiam concorrer às 440 vagas de ingresso para a EsPCEx. Mas, já na edição de 2016, 40 dessas vagas passaram a ser destinadas para mulheres.
Desde o século XIX, o Exército Brasileiro passou a contar também com mulheres, mas, apenas em cargos administrativos, de educação de saúde. Agora, com a possibilidade de mulheres fazerem parte da AMAN por meio da EsPCEx, em 2021 serão formadas as primeiras Aspirantes a Oficial da área bélica, que poderão alcançar até o mais alto posto da instituição, o de General de Exército.
Requisitos
– Ser brasileiro nato;
– Possuir cédula de identidade civil ou militar;
– Possuir comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– Possuir idade de, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 22 (vinte e dois) anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFO/LEMB;
– Se menor de 18 (dezoito) anos, estar autorizado por seu responsável legal a submeter-se ao PS e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no CFO/LEMB;
– Além disso, para matrícula no curso, o candidato do sexo masculino deverá ter, no mínimo, 1,60 m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica ao candidato com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possua a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento; se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura.
O aluno receberá, durante o curso, vencimento mensal, além de assistência médica, odontológica e psicopedagógica. Após ser considerado Aspirante-a-oficial, primeiro posto da carreira logo após a conclusão da AMAN, receberá aproximadamente R$ 6.993,00.
O Concurso de Admissão para a matrícula será constituído de duas fases.
A 1.ª fase, em âmbito nacional e de caráter eliminatório e classificatório, abrange o Exame Intelectual.
O Exame Intelectual é composto de provas escritas, realizadas em dois dias consecutivos e aplicadas a todos os candidatos inscritos, versando sobre os assuntos relacionados no Edital de Abertura do Concurso de Admissão e no Manual do Candidato. As provas se distribuem nos seguintes módulos:
A aptidão física será expressa pelo conceito “APTO” (aprovado) ou “INAPTO” (reprovado), e será avaliada pela aplicação de tarefas a serem realizadas pelo candidato (com seu próprio traje esportivo), em movimentos sequenciais padronizados e de forma contínua, conforme as condições de execução discriminadas a seguir:
– Abdominal supra
posição inicial: o candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que as mãos encostem no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice-versa); o avaliador deverá se colocar ao lado do avaliado, posicionando os dedos de sua mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do candidato a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula (omoplata); esta posição deverá ser mantida durante toda a realização do exercício;
execução: o candidato deverá realizar a flexão abdominal até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador e retornar à posição inicial, quando será completada uma repetição, e prosseguirá executando repetições do exercício sem interrupção do movimento, em um tempo máximo de 5 minutos; o ritmo das flexões abdominais, sem paradas, será opção do candidato;
o candidato não poderá obter impulso com os braços afastando-os do tronco nem retirar os quadris do solo, durante a execução do exercício.
– Flexão de braços em barra (sem limite de tempo)
posição inicial: o candidato, sob a barra horizontal fixa, deverá empunhá-la com a pegada em pronação (palmas das mãos para frente), braços totalmente estendidos; as mãos deverão permanecer com um afastamento entre si correspondente à largura dos ombros e o corpo deverá estar estático; braços totalmente estendidos; corpo suspenso, sem que os pés estejam apoiados no solo ou nas traves de sustentação da barra;
execução: após a ordem de iniciar, o candidato deverá executar uma flexão dos braços na barra até que o queixo ultrapasse completamente a barra (estando a cabeça na posição natural, sem hiperextensão do pescoço) e, imediatamente, descer o tronco até que os cotovelos fiquem completamente estendidos (respeitando as limitações articulares individuais), quando será completada uma repetição; prosseguirá executando repetições do exercício sem interrupção do movimento; o corpo do executante não poderá, em nenhum momento, tocar o solo nem os suportes da barra;
o ritmo das flexões de braços na barra é opção do candidato; não poderá haver qualquer tipo de impulso, nem balanço das pernas para auxiliar o movimento; a contagem de flexões será encerrada no momento em que o candidato largar a barra; o corpo do executante não poderá, em nenhum momento, tocar o solo nem os suportes da barra.
– Flexão de braços (sem limite de tempo)
posição inicial: apoio de frente sobre o solo, braços e pernas estendidos; para a tomada da posição inicial, o candidato deverá se deitar, em terreno plano, liso, apoiando o tronco e as mãos no solo, ficando as mãos ao lado do tronco com os dedos apontados para a frente e os polegares tangenciando os ombros, permitindo, assim, que as mãos fiquem com um afastamento igual à largura do ombro; após adotar a abertura padronizada dos braços, deverá erguer o tronco até que os braços fiquem estendidos, mantendo os pés unidos e apoiados sobre o solo;
execução: o candidato deverá abaixar o tronco e as pernas ao mesmo tempo, flexionando os braços paralelamente ao corpo até que o cotovelo ultrapasse a linha das costas, ou o corpo encoste no solo, estendendo, então, novamente, os braços, erguendo, simultaneamente, o tronco e as pernas até que os braços fiquem totalmente estendidos, quando será completada uma repetição; prosseguirá executando repetições do exercício sem interrupção do movimento;
o ritmo das flexões de braços, sem paradas, será opção do candidato.
– Corrida de 12 min (doze minutos)
execução: partindo da posição inicial de pé, o candidato deverá correr ou andar a distância máxima que conseguir, no tempo de 12 min, podendo interromper ou modificar seu ritmo;
a prova deverá ser realizada em piso duro (asfalto ou similar) e predominantemente plano; para a marcação da distância, deverá ser utilizada uma trena de 50 (cinquenta) ou 100 (cem) metros, anteriormente aferida;
é permitido ao candidato o uso de qualquer tipo de tênis e a retirada da camiseta;
é proibido, a quem quer que seja, acompanhar o executante, em qualquer momento da prova.
As tarefas serão realizadas em dois dias consecutivos, e os candidatos deverão atingir os seguintes índices mínimos para aprovação:
1.º dia | 2.º dia | |
Corrida de 12 minutos | Abdominal | Flexão de braços |
2300 metros para homens 1950 metros para mulheres | 39 para homens 37 para mulheres | 19 para homens 8 para mulheres |
Serão submetidos à Inspeção de Saúde, os candidatos aprovados no Exame Intelectual e classificados dentro do número de vagas fixadas pelo Estado-Maior do Exército e os aprovados e não classificados, mas incluídos na majoração ou na listagem de espera, quando convocados.
Na data prevista pelo Calendário Anual do Concurso de Admissão para seu comparecimento à EsPCEx, o candidato convocado para a 2.ª fase deverá apresentar obrigatoriamente os documentos exigidos para a matrícula.
O candidato aprovado em todas as etapas do Concurso de Admissão (habilitado) poderá solicitar adiamento de sua matrícula, por uma única vez, e por intermédio de requerimento ao Comandante da EsPCEx. Esse adiamento será concedido em caráter excepcional, por motivo de tratamento de saúde própria, de acordo com as prescrições constantes do regulamento daquele estabelecimento de ensino.
O candidato que tiver sua matrícula adiada somente poderá ser matriculado: 1) no início do ano letivo imediatamente seguinte ao do adiamento; 2) se for aprovado em nova 2ª fase, que deverá ser realizada sob as mesmas condições do Edital do Concurso de Admissão que regula a matrícula no ano imediatamente seguinte ao do adiamento; e 3) se atender às condições exigidas pelo Regulamento da EsPCEx (R-114).
Os requerimentos de adiamento de matrícula deverão dar entrada na EsPCEx até a data da matrícula, estabelecida no Calendário Anual do Concurso de Admissão, juntamente com a documentação comprobatória, se for o caso. Os requerimentos dos candidatos militares deverão ser remetidos por meio de ofícios de seus respectivos comandantes, chefes ou diretores de Organização Militar.
Os candidatos aprovados serão matriculados e se tornarão militares da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno da EsPCEx. O curso graduará oficiais nas seguintes Armas, Quadro ou Serviço: I – Infantaria; II – Cavalaria; III – Artilharia; IV – Engenharia; V – Intendência; VI – Comunicações; e VII – Material Bélico.
A duração do Curso de Formação e Graduação do Oficial de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro será de cinco anos no regime de internato. Após a conclusão do curso, os alunos serão declarados Aspirantes a Oficial das Armas, do Quadro de Material Bélico ou do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.
1ª fase, realizada na EsPCEx, correspondendo ao 1.º ano, objetivando proporcionar ao aluno uma preparação acadêmica massificada e a iniciação aos fundamentos das Ciências Militares; a primeira fase será realizada nas instalações da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, SP.
2ª fase, realizada na AMAN, correspondendo ao 2º ano, tendo por objetivo dar prosseguimento à formação do discente, com a aquisição de conhecimentos comuns a todos os cursos, habilitando-o ao prosseguimento nos demais anos;
3ª fase, realizada na AMAN, correspondendo aos 3º, 4º e 5º anos, tendo por objetivos: complementar a formação proporcionada nos 1º e 2º anos, habilitando os discentes ao desempenho de cargos de Tenente e Capitão não aperfeiçoado das Armas, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico; e orientar o futuro oficial quanto ao prosseguimento dos estudos necessários para os cargos de Capitão aperfeiçoado e para os de postos mais elevados; a segunda e a terceira fase serão realizadas nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, RJ
Unidades:
UNIDADE 1 – ZONA SUL
UNIDADE 2 – PARNAMIRIM
UNIDADE 3 – ZONA NORTE
(84) 99659-3033 (Whatsapp)